Aviação em Debate – A Agenda 2020 da aviação comercial

imagem arquivos/noticias/painel_presidentes_carta2014.jpg
A mesa principal.


À convite da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas – Fulvio Delicato, sócio-diretor da Delicato Consultoria participou de seminário nesta quarta-feira 06 de Agosto de 2014 intitulado “Aviação em Debate” que ocorreu no  Centro de Convenções do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).


No auditório, personalidades importantes do cenário da aviação comercial no Brasil como os presidentes das maiores empresas aéreas brasileiras José Efromovich, da Avianca; Antonoaldo Neves, da Azul; Paulo Sérgio Kakinoff, da GOL; e Claudia Sender, da Tam, pesquisadores da academia como o Prof. Dr. Luiz Pinguelli Rosa e o Prof. Dr. Elton Fernandes, PHD, representantes da ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil – como Marcelo Guaranys e Carlos Eduardo Pellegrino, do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – como o Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira ou do CGNA – Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – como o Cel. Bertolino e o Cel. Medeiros, além de representantes de fabricantes como a Embraer e Bombardier e da autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, a FAA – Federal Aviation Administration.


Durante o seminário os participantes debateram os principais problemas e as recentes experiências do setor (COPA do mundo FIFA 2014) e as perspectivas e necessidades para o futuro sob o título de “Agenda 2020”.

imagem arquivos/noticias/facsimile_carta_da_aviacao2014.jpg
A Carta.


Ao final do evento o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, acompanhado dos dirigentes das 4 principais companhias aéreas, entregou ao ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Moreira Franco, ali como representante da candidata à presidência da república Dilma Rousseff, um documento intitulado “Carta da Aviação à República” com as principais recomendações/reivindicações do setor para o próximo governo. Cópia dessa Carta será entregue a cada um dos outros 3 candidatos melhores colocados nas pesquisas eleitorais deste pleito.


A experiência dos associados da ABEAR vem em um momento político importante como contribuição para uma agenda de governo que produza sustentabilidade e competitividade a um setor que contribui tanto para a geração de empregos de alta qualificação, aumento na movimentação de capitais e impulsionar negócios.” disse Fulvio Delicato, sócio-diretor da Delicato Consultoria.


Os principais tópicos da Carta da Aviação à República são:


1)      Revisar a precificação do combustível aeronáutico, garantindo que o custo final esteja alinhado à média dos mercados internacionais; uniformizar as alíquotas estaduais do ICMS (atualmente variando entre 4% e 25%) para 6% em todo o Brasil; zerar o PIS/Cofins.

2)      Aumentar a capacidade dos aeroportos e do espaço aéreo; adequar e ampliar a infraestrutura aeroportuária regional.

3)      Desenvolver programas que garantam reconquista do mercado internacional de passageiros pelas empresas brasileiras; reforçar a representação institucional do País nos fóruns internacionais de transporte aéreo.

4)      Fomentar a formação e o aprimoramento de mão de obra técnica qualificada.

5)      Reduzir a burocracia do processo aduaneiro, adotando padrões internacionais; além de investir na segurança da cadeia de transporte aéreo, tanto para passageiros como carga, através do desenvolvimento e aplicações de legislação específica em consonância com a Organização da Aviação Civil Internacional – OACI.

6)      Ampliar o diálogo permanente com a Presidência da República por meio da SAC, garantindo intercâmbio frequente de projetos e propostas.